Sobre o Brasão da Cidade de Pradópolis – SP

Sobre o Brasão da Cidade de Pradópolis – SP
Significado do brasão de armas da cidade de Pradópolis
Significado do brasão de armas da cidade de Pradópolis

Sobre o Brasão da Cidade de Pradópolis – SP

O Brasão de Armas de Pradópolis tem a seguinte interpretação:

  1. O escudo ibérico era usado em Portugal à época do descobrimento do Brasil e sua adoção evoca os primeiros colonizadores e desbravadores da nossa pátria.
  2. O metal ouro, tem o simbolismo heráldico da riqueza, esplendor, glória, nobreza, poder, força, fé, prosperidade, soberania e mando, indicando os propósitos de administradores e munícipes, que, depositando fé irrestrita no criador, contribuem com seu trabalho profícuo e diuturno para a prosperidade do município.
  3. O leão Sainte, de “sable” (preto) timbre das armas do apelido Prado, lembra no Brasão de Armas de Pradópolis os membros dessa ilustre família, Antônio da Silva Prado, Martinho Prado Junior e Martinho da Silva Prado, proprietários da Cia. Agrícola Fazenda São Martinho, de cuja iniciativa no cultivo do café e no estimula à imigração teve nascimento o povoado em 1.905.
  4. O leão representa força, coragem, mando, domínio, grandeza de ânimo, magnanimidade, e vigilância e a cor “sable” (preto) a fortaleza, constância, prudência, modéstia, sabedoria, ciência, gravidade e moderação, predicados dos fundadores do povoado e primitivos colonizadores da região.
  5. A roda dentada é o símbolo da indústria, aludindo a Usina São Martinho, grande responsável pelo progresso do município. A cor “goles” (vermelho), tem o sentido de audácia, coragem, valor, galhardia, intrepidez, nobreza, conspícua, generosidade e honra.
  6. No “chef” (parte superior do escudo) de “goles” (vermelho), a cruz de prata designa a profunda fé cristã do povo de Pradópolis, constituindo, igualmente tais elementos, o denominado “capo di savoia”, aludindo à colonização italiana, de que decorreu o desenvolvimento da região. O metal prata é indicativo de felicidade, pureza, temperança, verdade, franqueza, integridade e amizade.
  7. O “Champagne” (parte inferior do escudo) ondado, simboliza os cursos de água, referindo-se a riqueza hidrográfica do município, da qual se destaca o Rio Mogi Guaçu. A cor “blau” (azul), tem o significado heráldico da justiça, formosura, doçura, nobreza, firmeza incorruptível, virtude, dignidade, zelo e lealdade.
  8. A “coroa mural” é o símbolo da emancipação política e de prata com oito torres, das quais apenas cinco estão aparentes, constitui a reservada às cidades, as portas abertas de “sable” (preto) proclamam o caráter hospitaleiro do povo de Pradópolis.
  9. O ramo do cafeeiro e a haste de cana de açúcar atestam a fertilidade das terras generosas de Pradópolis e evidenciam os dois grandes ciclos agrícolas que impulsionam o município.
  10. No “listel” (lema), o topônimo “Pradópolis” identifica o município.

Fonte: http://marioveronezzi68.wix.com/fatos-e-feitos#!simbolos/c1892